terça-feira, 21 de julho de 2009

Relatório das Oficinas 5 e 6 da TP 3

"Você é tanto quanto sabe, se for sábio é capaz de tudo.

Homem sem saber, mundo às escuras.'" Baltasar Gracián


Que bom que todos nós estamos a caminho da claridade; para a luz da sabedoria...


Caminho que iniciou no dia 11 de julho com as oficinas 5 e 6 da TP3 - Gêneros e Tipos Textuais.

Como em todo caminho que se preza, algumas pedras apareceram...

Tivemos um número pequeno de cursistas, devido a data da oficina coincidir com a formatura de alguns cursistas, viagem de outros para finalizar cursos de graduação, complementações e pós-graduação.

Aos cursistas ausentes foi deixada uma atividade extraclasse na Secretaria Municipal de Educação que deverá ser entregue na próxima oficina.

Apesar do número mínimo de professores, conseguimos realizar um trabalho um tanto satisfatório.

Foram feitas algumas alterações na ordem estrutural das oficinas, porém, nada que comprometesse o desenvolvimento da mesma.

Iniciamos pela manhã com a apresentação de uma mensagem "Nova Ortografia" para despertar boas ideias e um bom trabalho.

Em seguida, fizemos uma dinâmica com a atividade organizada pela professora Patrícia Nunes - UnB - com algumas adaptações sobre Gêneros e Tipos Textuais.

A dinâmica foi utilizada para facilitar aos cursistas a transposição didática da parte I das oficinas 5 e 6.

Após a dinâmica, utilizamos um slide sobre Gêneros e tipos textuais para continuarmos a discussão teórica.

Alguns professores se mostraram inseguros para falar - timidez ou despreparo - outros, se mantiveram firmes e aptos para a discussão.

Durante a discussão teórica, alguns cursistas disseram que não tiveram tempo suficiente para estudar toda a TP3, alegando que houve pouco tempo entre a Oficina Introdutória e o Oficina da TP 3. Também comentaram que tiveram que aplicar provas bimestrais e fechar notas para finalizar o primeiro semestre.

Deixamos claro que seria apenas desta vez e que no próximo encontro todos deveriam estar preparados para análise da TP4.

Apenas duas professoras entregaram os relatos de experiências. Por esse motivo, e como exceção, os relatos serão entregues e comentados no próximo encontro que acontecerá no dia 15 de agosto.

As propostas de atividades em grupo foram feitas a tarde.

Primeiro fizemos as atividades da oficina . Dividimos os cursistas em dois grupos e sorteamos as atividades a serem feitas. Foi um trabalho legal e muito produtivo.

Entre as atividades 5 e 6 vimos o slide do livro 'O carteiro chegou' de Janet & Allan Ahlberg, uma linda história que une alguns contos infantis aos mais variados gêneros e tipos textuais.

Após o slide começamos as atividades da Oficina 6. Novamente dividimos os grupos e sorteamos as atividades.

Pudemos perceber ao término das atividades o quanto é importante o trabalho em grupo, despertando a capacidade de refletir, agir e enriquecer os nossos conhecimentos.

Encerramos nosso encontro preparando os cursistas para o estudo da TP4 "Leitura e Processos de Escrita I', incentivando-os a ler sobre o Letramento e a sua importância na prática social do uso da Linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário