terça-feira, 15 de setembro de 2009

UM NOVO HORIZONTE

Em algum lugar não muito distante
existe um espaço propício a todos nós.
Não sei se é uma colônia, albergue, país...
Mas sei que nessas terras imperam:
a magia do olhar, a doçura das palavras,
a cumplicidade, o compromisso com a verdade
e a responsabilidade.

Um local bastante acolhedor.
Onde podemos depositar nossos sonhos,
projetos, dúvidas, esperanças, anseios...

Quem por aqui passar
vai sentir a emoção de poder aventurar-se
na aprendizagem e no doce sabor do conhecimento.

Seu nome é GUIANA BRASILEIRA,
Porque tudo aqui tem o sabor tropical brasileiro de ser...

Amanda Pedrosa

RELATÓRIO REFLEXIVO – 2º ENCONTRO DE FORMADORES EM MONTES CLAROS

Como iniciar o relatório sem antes falar de Guiana? Impossível!
No 2º encontro de formadores em Montes Claros que aconteceu nos dias 24 a 28 de agosto de 2009, faríamos um “balanço” do Gestar do período de implantação em nossas cidades até o momento atual e também daríamos sequência ao estudo das TPs 1, 2 e 6.
Em cada cidade havia uma realidade não tão diferente das outras. Mas havia tensão, insegurança, dúvidas sobre muitas coisas. Porém, tudo isso foi quebrado logo no primeiro encontro quando conhecemos Guiana.
Que bom que a “primeira impressão” foi a que ficou. Com seu jeito simples e acolhedor nós fomos nos “soltando” e tudo fluiu na mais perfeita harmonia.
Como já mencionado, o primeiro momento de formação foi um balanço geral do Gestar, com a partilha de experiências de implementação do programa. Foram apontados vários questionamentos, forças, oportunidades, fraquezas, ameaças do Gestar.
Em seguida, apresentamos os trabalhos desenvolvidos nas oficinas, os materiais dos cursistas e de seus alunos.
Foi um troca, troca de experiências, materiais, textos, músicas, vídeos, sites que não acabava mais.
Como a turma foi menor do que a do primeiro encontro, pudemos nos sentir à vontade. Cada um teve o seu espaço para se expor, apresentar suas dúvidas, sugestões, reclamações, enfim. Valeu!!!
Durante a exposição das minhas companheiras de Gestar, pude perceber que todas nós apresentamos objetivos, problemas, interesses, propostas muito parecidas.
A formação do Gestar nos proporciona um conhecimento infindável, uma experiência única.
O estudo das TPs 1, 2 e 6 foi realizado em dias distintos de maneira diversificada: dinâmicas, leituras, reflexões, debates, trabalhos em equipe.
Foram propostas muitas sugestões de livros e textos teóricos para orientar nosso trabalho como “profissionais da Língua”.
Fizemos a análise das TPs, obtivemos sugestões enriquecedoras para nosso trabalho nas oficinas livres e também reflexões sobre nossa vida como educadores.
Durante a semana de formação foram surgindo dúvidas – como o pagamento das bolsas – que aos poucos foram sanadas e fizemos um Acordo Coletivo com o intuito de resolver alguns problemas. Foi uma forma interessante de agirmos em conjunto.
Outro detalhe importante que não poderia deixar de mencionar é com relação à palavra PLANEJAMENTO, utilizada com freqüência durante a semana de formação e que deve ser bem administrada por nós enquanto competentes profissionais.
Enfim, volto à Januária com a certeza de que não devo FINALIZAR o Gestar e sim dar continuidade ao ETERNO trabalho de formação humana.
Já aguardo ansiosa pelo 3º encontro.
Abraços a todos!

Amanda Pedrosa

2 comentários:

  1. Faço das suas palavras minhas também. Foi ótima a convivência em Montes em Claros e este programa marcará para sempre nossa vidas.

    Beijo grande e caloroso assim como o tempo está.

    Até breve.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhoso, Amanda, verificar em suas palavras o reflexo das ações, dos sentimentos e da vonvivência de nossa 2ª fase de formação!
    Somos uma equipe em que todos visualizam o melhor de cada um e, assim, construímos o melhor em prol do programa que estamos assumindo e com ele aprendendo muito...
    Que estupendo saber que para você não estamos num fim, mas num eterno recomeço, num eterno continuar...
    Um abraço.

    ResponderExcluir