Ouvir os relatos de um “Matuto” que vai ao cinema assistir a um filme “altamente estrangeiro” e que volta a sua cidade contando todos os detalhes do que assistiu, faz a gente rir e relaxar logo de manhã num sábado de muito sol.
Fizemos nessa oficina uma retomada às questões levantadas no último encontro sobre Linguagem e Cultura e Variações Lingüísticas e o Preconceito Lingüístico.
Utilizamos como base para análise e reflexão os dois textos de referência da TP1. Cada equipe estudou um dos textos e em seguida apresentou as idéias principais dos textos através de um gênero textual.
O primeiro texto de Travaglia que fala sobre as variações de registro foi apresentado através de um Anúncio Publicitário, onde os cursistas explicaram as variações de formalismo, modo e sintonia dentro do Anúncio.
No segundo texto “Histórias de um conceito” de Graça Paulino foi dada ênfase à leitura através da Análise do Discurso com um texto narrativo elaborado pelos cursistas.
Após essa atividade fizemos uma pausa para um lanche reforçado (não tivemos pausa para almoço nesse encontro) e seguimos com as atividades propostas pelas oficinas da TP1.
Novamente, dividimos as equipes para a realização das atividades.
A primeira atividade apresentada foi relacionada ao texto “A outra senhora” de Carlos Drummond de Andrade.
O grupo fez a leitura do texto e em seguida propuseram a discussão do mesmo. Os demais cursistas puderam participar dessa reflexão.
Na segunda atividade com a fábula judaica “A língua” foi apresentada uma proposta de atividade a ser realizada em sala de aula com leitura, interpretação e produção de texto.
Quando encerramos as atividades da TP1 foi o momento de fazermos a avaliação do Gestar II, a autoavaliação dos cursistas e a avaliação do professor formador.
Essas avaliações foram apresentadas no dia 23/11 na última etapa de formação do formador.
Terminamos nossa oficina com a idéia de que "somos responsáveis por aquilo que transmitimos aos nossos alunos e que devemos estar sempre conscientes de que devemos respeitar a cada aluno – cada ser – em sua individualidade, capacidade e forma de ver a vida, sem preconceitos...
Devemos mostrar caminhos, não apontar uma única direção, porque essa fica a critério de cada um... "
Devemos mostrar caminhos, não apontar uma única direção, porque essa fica a critério de cada um... "
Amanda Pedrosa
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