terça-feira, 29 de dezembro de 2009

POR QUE ARTE?


Você talvez nem se lembre, mas, com certeza, desde bem pequeno se expressa através da arte, desenhando, cantando, dançando ou representando.
A arte faz parte da vida de todos nós. Se hoje podemos saber melhor como viviam os homens da pré-história, é porque eles nos deixaram seus desenhos e objetos, que não deixam de ser manifestações artísticas.
Hoje em dia, a fotografia, o cinema, a televisão, que também são manifestações artísticas, registram nosso modo de viver, nossas descobertas, nossos problemas, etc.

QUEM FAZ ARTE?

A arte é coisa inventada pelo homem e requer habilidade e criatividade.
Muita gente acha que os artistas, ou seja, os que produzem arte, já nascem dotados dessas duas qualidades e pronto. Pode até ser que isso seja um pouco verdadeiro, mas é fundamental que ele aprenda e trabalhe muito. Imagine um pintor que não saiba nada sobre cor, forma e composição. Seria a mesma coisa que um escritor que não conhecesse bem a sua língua. Eles teriam, com certeza, maior dificuldade para se expressar, certo?
Para nos expressarmos através da arte, é preciso que a estudemos e a pratiquemos bastante. Mesmo que você não queira ser artista, o exercício da arte fará de você uma pessoa com uma visão maior e também com mais conhecimento e sensibilidade para analisar e entender o mundo em que vivemos. E o que é exercitar a arte? É você experimentar e produzir diferentes trabalhos e técnicas e também apreciar as imagens, saber interpretá-las e formar opinião sobre elas.
Então, vamos começar a fazer nossas artes?

Pintando o sete ...











Fotos dos cursistas apresentando os Projetos













segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

11 & 12 de dezembro: Término de apresentação dos projetos dos cursistas & Oficina da TP2

Sexta-feira, 11 de dezembro.
Mais uma noite calorosa, com mistura de números e letras, canções e poemas, formas geométricas, arte e magia...

Os cursistas de português e matemática terminaram de apresentar os projetos interdisciplinares.
Foram muitas atividades interessantes:
Poemas matemáticos, a arte dentro da matemática, poemas sobre culturas regionais, oficinas de pinturas, bordados, danças folclóricas, homenagens aos artistas da Terra, elaboração de livros de poemas, dicionários poéticos, gincanas folclóricas e culturais ...
Tanta coisa boa, que não acaba mais!!!

Após as apresentações, dividimos as turmas e começamos o nosso trabalho com “As Gramáticas” – mistérios de nossa língua – tão fácil de falar e de entender, mas quando se fala em figuras “esquipáticas” da gramática, aí a coisa se complica...
Usamos o poema “Aula de Português” de Carlos Drummond de Andrade para iniciar a nossa discussão sobre a língua portuguesa e das diversas formas e compreende-la e utilizá-la.
Alguns professores não conheciam o poema e acharam muito interessante e propício utilizá-lo na sala de aula.
Em seguida, através de sorteio, os cursistas definiram as gramáticas internalizada, descritiva e normativa, descrevendo-as.
A maior dificuldade encontrada por alguns cursistas foi definir a gramática descritiva e as suas funções em nossa língua. Mas, no decorrer das discussões fomos formulando as definições, sanando as dúvidas que apareceram.
Para fechar a nossa noite de sexta-feira, utilizamos os textos da Unidade 5 da TP 2 para exemplificarmos o uso de cada uma das gramáticas estudadas e o Resumindo de cada seção da Unidade 5 para a transposição didática.

No sábado, demos continuidade ao estudo da TP2, utilizando a Unidade 6: A frase e sua organização.
Realizamos um dinâmica de construção de frases e períodos, através da seguinte metodologia: o cursista deveria pensar numa palavra e escrevê-la num pedaço de papel; em seguida, passaria a palavra para algum colega e esse deveria construir uma frase com a palavra que recebeu. No final, os cursistas deveriam se unir e construir um texto “coerente e coeso” através das frases elaboradas por cada um.
Os cursistas adoraram a dinâmica e o texto que eles produziram ficou muito bom.
Após essa atividade, analisamos as atividades da Seção 3 da Unidade 6: sugestões para os cursistas utilizarem na sala de aula para melhorar a produção/construção de frases, orações, períodos e textos de seus alunos.
Todos comentaram sobre as atividades e deram outras sugestões de outros exercícios que também poderiam ser usados com os mesmos objetivos das atividades analisadas.
Terminamos nossa manhã com a transposição didática através de um slide feito através de tópicos da Unidade 6 da TP2.

A tarde, nossas atividades foram mais “light”, falamos de Arte!!!
Mas o que é Arte? Por que arte? Quem faz a arte?
A arte depende da visão de cada um. O que é arte para você, pode não ser arte para mim.
Por isso, cada cursista fez a sua definição do que seja a arte, exemplificando.
Utilizamos um slide com imagens selecionadas pela professora Maria Aparecida de Sousa e fomos classificando as imagens e definindo sob o ponto de vista de cada um o que seria arte ou não.
Alguns cursistas disseram ter dificuldade – tanto em saber, observar e reconhecer a Arte – como transmiti-la aos seus alunos.
Partindo deste ponto, apresentamos as sugestões da Seção “Indo à sala de aula” da Unidade 7 da TP 2 como estratégias de como levar a Arte para dentro da sala de aula.
Em seguida, fizemos a transposição didática sobre a Arte e o uso da Linguagem Figurada.
Depois, cada um foi mostrar o seu “dom”, pintando o sete.
Brincando com a tinta guache e o pincel, cada um fez de sua pintura uma Arte!

AGUARDEM:

EM BREVE, VÍDEO DE APRESENTAÇÃO UTILIZADO NO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

23 & 24 de novembro - Seminário de Avaliação

Foi rápido, intenso, caloroso... Mas chegou ao fim.
Nosso último encontro em Montes Claros foi para avaliar os trabalhos do Gestar, nossa participação como formadores, o desempenho dos cursistas e a importância desse programa que veio para ampliar o nosso conhecimento e aprimorar nosso desempenho profissional.


Sou suspeita para falar do Gestar, programa que veio para ampliar minha prática profissional. Aprendi muito, cresci muito, fiz novas amizades, evolui...
Tenho muitos agradecimentos a fazer:
Os nossos encontros de formação foram excelentes. Tanta coisa nova, tanta bagagem...
As formadoras Guiana e Tamar mostraram que estão prontas pro que der e vier. COMPETENTES e acima de tudo, HUMANAS.
Minhas coordenadoras municipais e a secretária de educação são “porretas”, não deixando que nada faltasse, xerox, datashow, lanche, suporte pedagógico, idéias, sugestões, Valeu!
Com meu colega formador, Claudionor, aprendi a somar idéias, multiplicar sonhos, dividir as dúvidas e anseios e diminuir o medo de que tudo desse errado.
Aos cursistas, companheiros de lutas e ideais, meus agradecimentos. Mesmo no cansaço do fim de semana, com tantas provas, tantos obstáculos, não cruzaram os braços e fizeram valer.
Às minha colegas formadoras Florência, Edleuza, Áurea, pelas horas de planejamento, preocupações e conquistas...
Aos formadores municipais de Língua Portuguesa pelos encontros calorosos, trocas de materiais, idéias, dúvidas, experiências e muito mais..
E principalmente, a Deus, porque sem Essa presença Onipotente, nada disso teria sido feito.”
VALEU A PENA!!!
Amanda Pedrosa


Fotos dos cursistas estudando os textos de referência da TP 1